Formatando o Fortigate e restaurando Firmware

Para Formatar um FortiGate via TFTP, precisaremos dos seguintes itens:

– Cabo de Rede

– Cabo Console

– Software TFTP

– Software PUTTY

– Interface serial no computador ou um conversor Serial USB, (não podemos utilizar o FortiExplorer via usb para acesso ao FortiBIOS).

O Download dos Softwares estão disponíveis nos links abaixo:

PUTTY: https://the.earth.li/~sgtatham/putty/latest/x86/putty.exe

TFTP: http://tftpd32.jounin.net/download/tftpd32.452.zip

1 – O primeiro Passo, é conectar o Cabo Console, na porta CONSOLE do seu FortiGate e conectar em seu PC.

2 – Após isso, abra o Software PUTTY no PC, e em seguida ligue o FortiGate.

3 – Note que, você conseguirá ver através da Console, o FortiGate iniciando.

4 – Quando aparecer esta frase: “Please wait for OS to boot, or press any key to display configuration menu...” Conforme imagem abaixo.

Aperte qualquer tecla do teclado, para abrir o Menu.

5 – Na imagem acima temos algumas opções, mas digitaremos a Opção “F”, para formatar o FortiGate, sendo assim iremos limpar a antiga Firmware do FortiGate e todas as Configurações dele.

7 – Após a formatação , o FortiGate irá retornar para o MENU, desta vez, digitaremos a opção T ou G (dependendo do FortiGate). Para iniciar a transferência da Firmware via TFTP.

8 – Neste momento, com a firmware em mãos  do FortiGate, renomeei ela para o nome “image.out”. Em seguida, na tela do TFTP, configure a pasta onde ela se encontra, e a sua placa de rede com o IP recentemente configurado “192.168.1.168”.

Obs.: Crie uma pasta especialmente para deixar a Firmware, assim evita conflitos na hora da transferência.

9 – Note que, nos Fortigates mais novos ele mesmo define, além da Porta para conectar o cabo de rede (entre o FortiGate e seu PC), define também o IP que sua placa de rede precisa ter. Neste caso, a Porta é “WAN” e o IP “192.168.1.168”. Conforme imagem abaixo.

Obs.: É importante ressaltar que, alguns antivírus bloqueiam a transferência de arquivos, por este motivo, pedimos que você desabilite o antivírus durante o processo.

9.1 – Caso o seu FortiGate não seja um dos mais recentes, por exemplo um FGT- 310B, ele irá pedir o IP da sua placa de rede, informe então o IP que foi configurado no passo 8. (192.168.1.168), em seguida ele irá perguntar qual o IP que o FortiGate terá, a maioria dos Fortigates de Fábrica vem com o IP 192.168.1.99, então para deixar padrão digite este IP. Após informar o IP, ele vai pedir o nome do Arquivo que deseja transferir para ele. Conforme passo 8, digite “image.out”. Após isto o processo será o mesmo para todo os FortiGate.

10 – Quando a transferência for concluída, o FortiGate irá

checar a imagem, e vai perguntar para você, como deseja utilizar essa Firmware. Neste caso queremos que ela seja a Firmware Default do FortiGate, digitamos a tecla “D”.

11 – Ao selecionar a opção “D”, o FortiGate iniciará com a nova Firmware.

12 – Firmware Instalada com sucesso, para acessar o FortiGate, digite o login (User: admin / Sem senha.)

Finalizamos por aqui.

Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *